sexta-feira, 26 de março de 2010

Processos, Pessoas e Tecnologia



Processo (no latim procedere é verbo que indica a ação de avançar, ir para frente (pro+cedere)). É conjunto sequencial e peculiar de ações que objetivam atingir uma meta. É usado para criar, inventar, projetar, transformar, produzir, controlar, manter e usar produtos ou sistemas.





Na Engenharia de Software, processo é um conjunto de passos parcialmente ordenados, cujo objetivo é atingir uma meta: entregar um produto de software de maneira eficiente, previsível e que atinja as necessidades de negócio. Geralmente inclui análise de requisitos, programação, testes, entre outras tarefas.



Em Sistemas Operacionais, processo é um módulo executável único, que corre concorrentemente com outros módulos executáveis. Por exemplo, em um ambiente multi-tarefa (como o Unix) que suporta processos, um processador de texto, um navegador e um sistema de banco de dados são processos separados que podem rodar concomitantemente. Processos são módulos separados e carregáveis, ao contrário de threads, que não podem ser carregadas. Múltiplas threads de execução podem ocorrer dentro de um mesmo processo. Além das threads, o processo também inclui certos recursos, como arquivos e alocações dinâmicas de memória.



Em Bancos de dados, processo é um conjunto de operações lógicas e matemáticas feitas em dados, de acordo com instruções programadas, com o objetivo de adquirir a informação desejada. Inclui código, dados e outros recursos de sistema, além de pelo menos uma thread de execução, que faz a tarefa de processamento dos dados.




domingo, 21 de março de 2010

Eco4Planet - Google



O eco4planet, é um site de busca ligado ao Google, que visa a melhora do meio ambiente. Sendo assim, a cada 50 mil acessos ao site, uma nova muda será plantada no mundo. Eles pensaram em tudo, pois utilizam o fundo de tela preto que não faz tão mal para nossos olhos e economiza o consumo de energia.

Colabore com o meio ambiente!!

Faça a sua pesquisa através do site: www.eco4planet.com.

O planeta agradece!!

quinta-feira, 4 de março de 2010

O Globo Globalizado

Em um mundo onde a globalização está presente em quase todos os aspectos, poucos se questionam quando esse processo teve início. Algumas correntes defendem a teoria de que ele começou paralelamente com a Internet.

Não cabe a mim discutir os méritos ou deméritos da Internet. Mesmo porque, sem ela, não estaria aqui, dividindo minha opinião com vocês. Mas, sinceramente, não acredito que este tenha sido o “start” do mundo em que vivemos hoje.

Vamos voltar um pouco no tempo? Aliás, vamos voltar bastante na História. Antes mesmo do Capitalismo transformar as diretrizes econômicas e deixar o mundo com o aspecto atual. Voltemos à época dos nossos colonizadores portugueses. Suas viagens em busca de novos comércios e terras ainda desconhecidas deram início a essa “corrida desenfreada” por um mundo onde nada parece distante.

O conceito de globalização nada mais é do que o processo de integração social, política e econômica.

Em os Lusíadas, obra consagrada da Literatura Portuguesa, é de se notar que a expansão marítima portuguesa apresente traços bastante semelhantes aos do fênomeno chamado globalização. No entanto, Vasco da Gama, o herói português, seria comparável aos heróis contemporâneos, tais como Google e Microsoft?

Este é o objetivo do All those days. Discutir, refletir, encontrar respostas e subsídios para entendermos, juntos, quem fomos, quem somos e como o mundo tecnológico pode nos transformar. Opine, revele e ajude a (des)construir estes e outros temas. Have fun!