domingo, 25 de abril de 2010

Pra descontraír...

Sem perder o foco das aulas de Sistemas de Informação!! Que venha a unidade 19!!

Supply Chain Management - SCM


O gerenciamento da cadeia de suprimentos no Brasil ou em inglês muito utilizada no meio, supply chain management, ou SCM, é um sistema pelo qual organizações e empresas entregam seus produtos e serviços aos seus consumidores, numa rede de organizações interligadas, lida com problemas de planejamento e execução envolvidos no gerenciamento de uma cadeia de suprimentos. O grande objectivo da SCM é a redução de stocks, mas com a garantia de que não faltará nenhum produto quando este for solicitado. O desenvolvimento de técnicas e ferramentas para melhorar a gestão da cadeia de fornecimento contribuem para uma melhor estratégia e prática. A aplicação dessas ferramentas leva a alternativas que permitem tomar melhores decisões.


Os componentes de SCM são:


Planejamento de demanda (previsão)
Colaboração de demanda (processo de resolução colaborativa para determinar consensos de previsão)
Promessa de pedidos (quando alguém promete um produto para um cliente, levando em conta tempo de duração e restrições)
Otimização de rede estratégica (quais produtos as plantas e centros de distribuição devem servir ao mercado) - mensal ou anual
Produção e planejamento de distribuição (coordenar os planos reais de produção e distribuição para todo o empreendimento) - diário
Calendário de produção - para uma locação única, criar um calendário de produção viável. - minuto a minuto
Planejamento de redução de custos e gerência de desempenho - diagnóstico do potencial e de indicadores, estratégia e planificação da organização, resolução de problemas em real time, avaliação e relatórios contábeis, avalição e relatórios de qualidade.

Gestão do Conhecimento - KM


Chama-se “Knowledge Management ” (notado KM, em português gestão dos conhecimentos ou gestão pelo conhecimento) aos métodos e instrumentos software que permitem identificar, capitalizar os conhecimentos da empresa para os organizar e divulgar.


Círculo virtuoso da gestão dos conhecimentos:


A determinação dos conhecimentos;
A preservação dos conhecimentos;
A valorização dos conhecimentos;
A criação e a partilha dos conhecimentos;
A actualização dos conhecimentos.

Workgroup x Groupware


Podemos definir como Workgroup, um grupo de pessoas que trabalham juntas e compartilham os mesmos arquivos e bancos de dados numa rede local. Softwares especiais coordenam o grupo de trabalho e permitem que os usuários editem arquivos e atualizem bancos de dados harmoniosamente.


Software colaborativo (ou groupware) é um software que apóia o trabalho em grupo, coletivamente. Skip Ellis o definiu como um "sistema baseado em computador que auxilia grupos de pessoas envolvidas em tarefas comuns (ou objetivos) e que provê interface para um ambiente compartilhado".


Vantagens:


Torna o trabalho em grupo mais eficiente;
Diminui o tempo gasto nas atividades em grupo;
Reduz o custo de realização das atividades em grupo;
Possibilita certos tipos de tarefas em grupo que seriam impossíveis sem o suporte computacional.

CRM x WorkFlow



O Customer Relationship Management é uma abordagem que coloca o cliente no centro do desenho dos processos do negócio, sendo desenhado para perceber e antecipar as necessidades dos clientes atuais e potenciais, de forma a procurar supri-las da melhor forma. Trata-se, sem dúvida, de uma estratégia de negócio, em primeira linha, que posteriormente se consubstancia em soluções tecnológicas. É assim um sistema integrado de gestão com foco no cliente, constituído por um conjunto de procedimentos/processos organizados e integrados num modelo de gestão de negócios. Os softwares que auxiliam e apoiam esta gestão são normalmente denominados sistemas de CRM.





Fluxo de Trabalho (em inglês: Workflow) é a seqüência de passos necessários para que se possa atingir a automação de processos de negócio, de acordo com um conjunto de regras definidas, envolvendo a noção de processos, permitindo que estes possam ser transmitidos de uma pessoa para outra de acordo com algumas regras.

Reengenharia x ERP



A reengenharia, criada pelos americanos Michael Hammer e James Champy, no início da década de 90, é um sistema administrativo utilizado pelas organizações para se manterem competitivas no mercado e alcançarem as suas metas, reformulando o seu modo de fazer negócios, suas atividades e tarefas e/ou processos.




A metodologia da implementação de processos de reengenharia pode-se estruturar em quatro fases:
1ª Fase: Preparação: consiste em listar os processos da empresa, selecionar um ou mais processos a redefinir e mobilizar recursos para o projeto;
2ª Fase: Planejamento: devem-se garantir os meios (tempo, pessoas e orçamento(recursos)), estruturar as equipes de trabalho e distribuir tarefas;
3ª Fase: Implementação: analisar os processos selecionados (responsável, envolvidos, pontos fracos e pontos fortes), reinventar o processo (visão cliente/resultado esperado), avaliar o impacto da mudança e implementar o mesmo;
4ª Fase: Avaliação: medir e comunicar os resultados, controlar o processo e gerir o impacto das alterações nos outros processos.




ERP (Enterprise Resource Planning) ou SIGE (Sistemas Integrados de Gestão Empresarial, no Brasil) são sistemas de informações que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de: finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras, etc) e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão, etc).


Os ERPs em termos gerais, são uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios.

E- learning e Trabalho remoto



Uma definição simples para e-learning seria o processo pelo qual o aluno aprende através de conteúdos colocados no computador e/ou Internet e em que o professor, se existir, está à distância utilizando a Internet como meio de comunicação (síncrono ou assíncrono) podendo existir sessões presenciais intermédias. O sistema que inclui aulas presenciais no sistema de e-learning recebe o nome de blended learning.



Trabalho remoto é todo tipo de função independente de localização geográfica que é utilizado telefone, fax, computador, correio eletrônico e outras tecnologias para realizar o trabalho. Oferecendo uma certa qualidade de vida para os profissionais.É capaz de gerar empregos altamente especializados, alcançando, portanto, um grande número de trabalhadores qualificados, inclusive aqueles que hoje encontram-se excluídos do mercado de trabalho como o portador de deficiência física.



E- business x E-commerce



E-business: Podemos definir e-business como negócios feitos através da Internet no sentido mais amplo da palavra negócio,desde contatos diretos com consumidores,fornecedores,como também análises de mercado,análises de investimentos,busca de informações sobre o macroambiente,pesquisa de mercados, entre outros.




E-commerce: é um tipo de transação comercial feita especialmente através de um equipamento eletrônico, como, por exemplo, um computador.Conceitua-se como o uso da comunicação eletrônica e digital, aplicada aos negócios, criando, alterando ou redefinindo valores entre organizações (B2B) ou entre estas e indivíduos (B2C), ou entre indivíduos (C2C), permeando a aquisição de bens, produtos ou serviços, terminando com a liquidação financeira por intermédio de meios de pagamento eletrônicos.

Internet x Intranet x Extranet






Internet: É um conglomerado de redes locais espalhadas pelo mundo, o que torna possível e interligação entre os computadores utilizando o protocolo de internet. A internet é uma das melhores formas de pesquisa hoje encontrada, de fácil acesso e capacidade de assimilação do que é buscado. Em março de 2007 foi feito um senso que divulgou que cerca de 16,9% da população mundial utiliza internet, ou seja, cerca de 1,1 bilhão de pessoas, hoje este valor deve ser maior devido à grande taxa de crescimento da internet no ano de 2008.




Extranet: A extranet seria uma extensão da intranet. Funciona igualmente como a intranet, porém sua principal característica é a possibilidade de acesso via internet, ou seja, de qualquer lugar do mundo você pode acessar os dados de sua empresa. A idéia de uma extranet é melhorar a comunicação entre os funcionários e parceiros além de acumular uma base de conhecimento que possa ajudar os funcionários a criar novas soluções.



Intranet: A intranet é um espaço restrito a determinado público utilizado para compartilhamento de informações restritas. Geralmente utilizado em servidores locais instalados na empresa.

segunda-feira, 12 de abril de 2010


Web 2.0 é um termo criado para desginar uma segunda geração de comunidades e serviços, tendo como conceito a "Web como plataforma". Embora o termo tenha uma conotação de uma nova versão para a Web, ele não se refere a atualização nas suas específicas técnicas, mas a uma mudança na forma como ela é encarada por usuários e desenvolvedores.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Qual o valor do Conhecimento ?


Boa tarde aos conhecedores do blog e boas vindas aos marinheiros de primeira viagem!

Outro dia na televisão, assisti a um comercial com os seguintes dizeres: ''A Informação envelhece, o Conhecimento não".
Para entender isso com mais clareza, vamos recorrer à Pirâmide do Conhecimento.

Vamos lá, a base dessa pirâmide são os dados. Obviamente eles estão em maior número espalhados aí pelo mundo. Basta querer encontrá-los. São definições concretas e básicas. Sem muito aprofundamento. Já a informação, vem acima dos dados, primeiro por não ser tão definida assim (apesar de concreta). A informação é um plus para os dados, ou seja, ela nos dá maiores dimensões sobre o foco em questão.

Já o conhecimento e a sabedoria são menos concretos. São informações mais aprofundadas sobre o ponto de discussão que podem te trazer benefícios para outras fontes de informação.

Ainda não entendeu?
"Taí" uma frase citada pelo nosso professor que, pelo menos na minha opinião, facilita muito o entendimento disto como um todo.

"Vivemos em um mundo com oceanos de Dados, mares de Informações, rios de Conhecimento e gotas de Sabedoria".