Os telespectadores da TV aberta brasileira terão a oportunidade, no próximo domingo, de assistir à primeira transmissão ao vivo em 3D do mundo. A estreia da nova tecnologia acontece às 21h, com o programa "Pânico na TV", da Rede TV!.
No último domingo, a equipe de operações finalizou os testes para a homologação do sistema e qualidade da transmissão em três dimensões. Segundo o superintendente de Operações da RedeTV!, Kalled Adib, a implantação da tecnologia 3D fortalece a visão de vanguarda da emissora.
De acordo com a emissora, um alto investimento em equipamentos foi feito para dar início às transmissões em 3D. Para a captação de imagens tridimensionais são utilizadas duas câmeras por eixo, gerando efeito de profundidade. "Há mudanças na técnica de enquadramento e no posicionamento das câmeras. Para a transmissão 3D é necessário recriar o que se vê com o olho esquerdo e com o olho direito", explica Kalled.
Ainda segundo o superintendente, a ideia é criar a sensação de profundidade, sem abusar de projeções em relevo, porque testes realizados mostram que isso poderá causar fadiga.
Depois do "Pânico na TV", a Rede TV pretende estender a tecnologia 3D para os demais programas de sua grade, incluindo as provas de automobilismo e as partidas de futebol do Campeonato Brasileiro da Série B