As habilidades das corporações para acessar dados e exploraras informações para apoiar na tomada de decisões. Como toda decisão para ser implementada, existe a necessidade de levar em conta vários critérios e análises, a tecnologia fornece vários instrumentais que auxiliam nessa estratégica atividade técnico/administrativa.
Este termo, como já mencionamos, foi criado pelo Gartner Group em 1992, com a específica definição: “Um conjunto de conceitos, métodos e recursos tecnológicos que habilitam a obtenção e distribuição de informações geradas a partir de dados operacionais, históricos e externos (normalmente contidos em DataWareHouse), visando proporcionar subsídios para a tomada de decisões gerenciais e estratégicas”.
Benefícios:
Maior agilidade nos negócios;
Aumento da rentabilidade;
Redução de custos operacionais;
Obtenção de uma base sólida para a tomada de decisões;
Fidelização de clientes;
Administração mais eficaz com foco em resultados, dentre outros.
Utiliza-se uma ferramenta de BI na construção de relatórios pelos próprios usuários e com distribuição periódica e automática. Eles permitem que sejam realizadas análises multidimensionais, onde pode-se cruzar dados quantitativos (ex. volume de vendas) com diversas dimensões (ex. região, produtos, clientes, etc.).
Para apoiar na tomada de decisões criam-se Painéis de Controle com os principais indicadores de performance (Dashboards), alertas por e-mail, relatórios, mensagens de celular e outros.
Interessante destacar que todos esses recursos serão somente ativados quando algum
indicador de performance atingir nível crítico, liberando o executivo para outras funções mais nobres.
sexta-feira, 21 de maio de 2010
BI – Business Intelligence
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário