sexta-feira, 21 de maio de 2010

BPM – Business Process Management (tradução literalmente “gestão dos processos de escritório”)

O BPM (Administração de Processos de Negócios) é, em síntese, um conceito que une
Gestão de Negócio e Tecnologia da Informação. Ele é voltado à melhoria dos processos de
negócios das organizações através do uso de métodos, técnicas e ferramentas para
modelar, publicar, controlar e analisar processos operacionais envolvendo humanos,
aplicações, documentos e outras fontes de informação.
O termo 'processos operacionais' se refere aos processos de rotina (repetitivos)
desempenhados pelas organizações no seu dia-a-dia. Em contraponto aos 'processos de
decisão estratégica', os quais são desempenhados pela alta direção.
Adicionalmente, as ferramentas denominadas sistemas de gestão de processos do negócio
(sistemas BPM) monitoram o andamento dos processos de uma forma rápida e barata tal
que os gestores possam analisar e alterar processos baseado em dados reais e não apenas
por intuição.

O ciclo de vida de uma diligência BPM pode globalmente ser decomposto da seguinte forma:

•Estudo da empresa, analisando os seus objectivos e a sua organização para ficar em condições de decompor o conjunto da sua actividade em processos.
•Modelização dos processos, quer dizer, representar informaticamente um modelo o mais parcido possível com a realidade,
•Aplicação da solução : aplicação de uma solução de BPM, ligada ao sistema de informação da empresa (aplicações e bases de dados)
•Execução : trata-se da fase operacional em que a solução de BPM é aplicada.
•Pilotagem, consiste em analisar o estado dos processos através de painéis que apresentam os desempenhos dos processos
•Optimização, isto é, propor soluções que permitam melhorar os desempenhos dos processos.

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