sexta-feira, 21 de maio de 2010


GED – Gerenciamento Eletrônico de Documentos Também conhecido cocmo Gestão electrónica de documentos (GED) é uma tecnologia que provê um meio de facilmente gerar, controlar, armazenar, compartilhar e recuperar informações existentes em documentos. Os sistemas GED permitem aos usuários acessar os documentos de forma ágil e segura, normalmente via navegador Web por meio de uma intranet corporativa acessada interna ou externamente, sendo esta última forma mais presente nos dias de hoje. A capacidade de gerenciar documentos é uma ferramenta indispensável para a Gestão do Conhecimento.
Um destaque no Brasil nessa área é o CENADEM. Vale a pena entrar no site http://www.cenadem.com.br para conferir os seus serviços. Eles patrocinam o Congresso de GED no Brasil (INFOIMAGEM).
Existem empresas no Brasil que sobrevivem comercialmente graças à prestação de serviço de GED. Imagine um grande escritório numa área nobre como a Avenida Paulista abarrotado de documentos legais dos seus funcionários em vias de aposentar, dos últimos dez anos (legislação trabalhista exige isso !!). Como custo do metro quadrado da Paulista não é nada barato, recomenda-se a terceirização da digitalização de todos esse documentos.
Com esse recurso racionalizam-se espaços, potencializa-se o uso de arquivos informatizados, e pode-se associar com outros Sistemas da empresa. Um grande usuário desses Sistemas são, por exemplo, as Seguradoras de Veículos, aonde as mesmas deixam registradas todas as imagens dos processos de acidentes com carros para saberem o histórico do cliente, e posicionarem-no a respeito de como anda o seu processo.

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